terça-feira, 22 de junho de 2010

Processo econômico da África do Sul


África do Sul foi considerado o País que tem a mais extensa economia e avançada da África.Além de vários outros países Africanos,são também parceiros comerciais internacionais da África do Sul: Alemanha,Estados Unidos,Japão,China,Espanha e Reino Unido.As principais exportações do país são:milho,diamante,frutas,ouro,metais,minerais,açúcar e lã.Máquinas de transporte fazem mais de 1/3 do valor das importações do país.Também inclue o petróleo,produtos manufaturados e produtos químicos.Em 1994 o governo,herdou uma rica economia por algumas décadas de conflitos,tanto internos como externos.E em 2000,o presidente da época,Thabo Mbeki prometeu fazer o crescimento econômico e o investimento estrangeiro,amenizanizando as leis trabalhistas restritivas,melhorando e acelerando o rítimo de privatização e o abono de vários gastos do governo em vão.No começo de 2004,o crescimento econômico do país,aumentou bastante,também como a formação de emprego e a melhoria de capital.A África do Sul é o maior país produtor e consumidor de energia do continente Africano.
Foi comprovado que o índice de desemprego do país são altíssimos,e a desigualdade das classes também(comparada com o Brasil).Do período de 1995-2003 a taxa de empregos formais caiu,e a taxa de empregos informais subiu;o desemprego mundial piorou.Sobre a desigualdade racial,estatísticas Sul-Africanas informaram que em 1995 o conjunto familiar de classe média branca ganhou 4 vezes mais que uma família de classe média negra;em 2000 a família média branca ganhou 6 vezes mais que os componentes da família media negra.


A África do Sul,é um grande produtor agropecuário, por causa de suas compridas terras férteis, favorecendo sua produção agrícola. O país se destaca no cultivo de milho, cana-de-açúcar, uva, laranja, enquanto que na pecuária os principais plantéis são de bovinos, aves, caprinos e ovinos.






______________________________________________________________________
Alunas:
Marcela Rebuite - 16
Thaís Alves - 28
Laissa Chinait - 13
Maria de Lourdes - 17
Bruna Delino - 37

Turma:3°L

segunda-feira, 21 de junho de 2010

'' A MINERAÇÃO NA ÁFRICA DO SUL "

                                                          ''A  MINERAÇÃO "

             
              A África do Sul possui uma abundância de riquezas minerais ,como ouro, platina, diamantes, carvão, antimônio, minérios de ferro, manganês, urânio, entre outros .Sendo assim não e difícil de acreditar que ela seja a maior produtora mundial de ouro e platina.
             O carvão e os metais do grupo platina são produzidos quase que exclusivamente para o mercado exportador. As principais exportações estão ligadas aos setores de mineração,o país tem procurado expandir a exportação de produtos com valor agregado, com o objetivo de contrabalançar os efeitos da seca periódica e o declínio da produção de ouro ,o governo e a indústria tentam colaborar no sentido de serem encontradas vias de exploração de recursos não absorvidos, como as grandes reservas de fluorina.
             Os maiores diamantes do mundo foram encontrados em minas sul-africanas. Uma curiosidade foi o diamante Cullinan e o Golden Jubilee, contendo 3.106,75 quilates quando encontrado. Foi lapidado e foi dividido entre o Great of Africa e o Lesser Star of Africa, ambos integrantes das jóias da Coroa Britânica.
             Durante a época do apartheid, os ''mineiros'' negros, eram forçados a trabalhar em condições perigosas e o pagamento deles era muito mais baixo que dos trabalhadores ''brancos''. O que é um absurdo pois todos os trabalhadores sem distinguir raça(cor) ou condição financeira tem o direito de exercer a mesma função e sendo assim receberem o mesmo valor .
             A mineração teve uma grande influência cultural sobre o povo sul-africano. Eram as danças de galocha que originalmente eram usadas como forma de comunicação entre os ''mineiros'', as danças eram assim, eles davam tapas nas galocha e chocalhavam as correntes nos tornozelos em batidas ritmadas, algumas musicas dançadas nas minas era Shossholoza, que relatavam as longas viagens de trem das migrações de trabalhadores no caminho para as minas.
             Apesar da diversificação da industria mineira e de exploração de pedreiras, a mineração esta enfrentando vários desafios, a produção anual de ouro caiu, o preço decrescente do metal e com o envelhecimento das minas sul-africanas, que vem se tornando antieconômicas ,evidenciando assim as dificuldades da indústria, cuja a reação foi reduzir o numero de postos de trabalho, gerando assim serias repercussões sobre o nível de desemprego no país.
            A África do Sul realmente e um grande país. Sua mineração é de uma diversidade enorme, mineração está que faz com que o país cresça cada dia mais, apesar das desigualdades.

          
Golden Jubilee                   Cullinan



Por,

Gabriela Vieira Amaral                09
Mariana da Silva                         18                  3º L
Thaylise Paloma                          33 

Glossário :

• contrabalançar = equilibrar
• periódica = que aparece na época certa

Bibliografia :

http://paises.hlera.com.br/africa/africa-do-sul/mineracao.htm
http://www.suapesquisa.com/paises/africa_do_sul/
http://noticiasmineracao.mining.com/tag/africa-do-sul/
http://pt.fifa.com/

Exportações e Parceiros Comerciais

   A economia da África do Sul é a mais avançada do Continente africano, apesar de ter passado décadas submetida a diversas proibições econômicas o país possui uma grande variedade de minérios, e também uma agricultura bastante desenvolvida e diversificada.
   Além disso, a África do Sul é um país que está em desenvolvimento, destacando-se nos recursos naturais, nos setores financeiros, de comunicação, de energia elétrica e de transportes.
No comércio o país é o participante da nação africana, e é estrategicamente ligado aos mercados mundiais.
   De acordo com pesquisas realizadas nos anos de 2007 e 2008, a África do Sul arrecadou, com a exportação de seus produtos, cerca de 81,47 bilhões de dólares. Os seus principais parceiros na exportação (países que importam produtos da África) são respectivamente: EUA 11,9%; Japão 11,1%; Alemanha 8%; Reino Unido 7,7%; China 6,6% e Holanda 4,5%.


                                        
   Os principais produtos que a África do Sul exporta para outros países são: ouro, diamantes, platina, outros metais, minerais, máquinas e equipamentos.
As principais exportações do país estão ligadas ao setor de mineração, e em uma menor quantidade, no setor agrícola e industrial. O país busca expandir a exportação de produtos com valor já estimulado, com a intenção de contrabalançar os efeitos da seca periódica e o declínio da produção de ouro.
   Atualmente a África do Sul ocupa o 43° lugar no ranking das exportações mundiais. Seu comércio tem se tornado cada vez mais diferenciado e contribui para a metade do PIB.
As indústrias de transformação exportam principalmente, produtos de aço e ferro, papel e celulose, produtos químicos e alimentícios, correspondendo a 35% das exportações.


   Apesar de ser um grande exportador, a África do Sul também enfrenta problemas pela infra-estrutura obsoleta e alto nível de desemprego.
  Com elevados níveis de desemprego entre os países sul-africanos, a xenofobia é prevalente e muitas pessoas nascidas na África do Sul se sentem ressentidas com os imigrantes (Que são vistos como pessoas que privam a população nativa de postos de trabalho), um sentimento que tem perdido credibilidade pelo fato de que muitos empregadores sul-africanos têm empregado os imigrantes de outros países para salários mais baixos do que os de cidadãos sul-africanos, especialmente na construção civil, turismo, agricultura e indústrias de serviços domésticos.


BIBLIOGRAFIA:
www.global21.com.br
www.analisecomercioexterior.com.br

http://www.google.com.br/

GRUPO:Monique Morelli  n°35
Stephanie Antunes n°25
Thamiris Cristina n°31
Roberta Lima n° 24
Thaísa Tadeu n° 30
Virgínia Felipe n° 34

TURMA:3° L

  

 



Agricultura :Setor Primário

Agricultura - Setor Primário


A África do Sul possui sete regiões climáticas,desde o clima mediterraneo até o subtropical e semi-desértico.As atividades agrícolas,variam desde a produçãoo de safras á cultura mista.A criação de gado bovino na região Bushveld e de ovinos nas regiões mais áridas,é o maior setor agrícola do país,com uma população de cerca de 13,8 milhões de cabeças de gado e 28,8 milhões de carneiros.
A África do Sul possui um grande desenvolvimento na agricultura.A agricultura ,aumenta a comercialização de alimentos e produtos agrícolas pelo país,são eles:o milho,açúcar,frutas,trigo(vegetais),batata e tabaco.
Destes,o milho,açúcar e as frutas proporcionam um grande ganho nas exportações.
O milho é cultivado em grandes fazendas,principalmente no Noroeste.A produção de trigo,cresceu após a Segunda Guerra Mundial.Sua produção é concentrada em grandes explorações agrícolas.
Os cereais e os grãos são um dos mais importantes produtos do setor primário da África Do Sul.Ocupam cerca de mais de 60% da área de plantio.Outros pequenos grãos são cultivados em áreas localizadas no Sul da África.As frutas também se tornam um grande produto de exportação devido ao favorecimento das condições climáticas das regiões onde aumentam a sua produtividade.
A lã,é um produto que também se destaca na exportação devido ao favorecimento de condições para o convívio das ovelhas.Atualmente raça Afrino,é uma raça de lã de carneiro adaptada ás condições áridas.

Exportação


A agricultura contribui bastante para a exportação do país.As exportações vem crescendo ao longo dos anos devido a diversidade de produtos cultivados no país,no qual garantem sua permanência no comércio interno.Os principais produtos de exportações ligados aos setor agrícola sao:
 Lã,milho,açúcar,frutas e cereais.









Turma : 3º L


 Grupo: Thais Lorraine  Paulon  n° 29
             Nathalia Majella Freitas n° 20
             Nathany Nunes Rafaela  n° 21
             Plínio Maria n° 23



Bibliografia

Sites: www.braziltradenet.gov.br
         www.global21.com.br
         www.southafrica.info

Meio ambiente e impacto ambiental





     A Copa do Mundo está chegando e pela primeira vez será realizada em um país africano (África do Sul), esse país é muito parecido com o Brasil, tem muita riqueza em recursos naturais, mas possui vários problemas ambientais.
      As concentrações urbanas sol africanas, apresentam os mesmos problemas ambientais que a maioria dos países industrializados, como: a poluição do ar e das águas, a chuva ácida, contaminação do solo pela aplicação de defensivos agrícolas e erosão generalizada, o que provoca medidas de conservação, controle e preservação do meio ambiente.


      A questão ambiental nesse país africano é muito séria, por isso, o país participa de vários acordos ambientais internacionais como por exemplo: Tratado da Antártida, mudanças climáticas e biodiversidade.
      
      Há alguns anos, os parques nacionais e provinciais, estão se envolvendo para conservação e gerenciamento de recursos naturais. Assim as comunidades se beneficiam financeiramente com o ecoturismo e ao mesmo tempo torna-se consciente da importância de cuidar do meio ambiente.
Observe que interessante essa nota retirada de uma revista online (ECOTOUR):
     “ O governo da África do Sul decidiu proibir que lojas distribuam aos seus clientes sacolas plásticas, para que diminua a sujeira nas ruas, que é o destino de boa parte das sacolas. ”
Notamos então que, tentam estabelecer direitos comunitários para melhoria do ambiente e dos recursos naturais. O país apesar de ter realmente muitos problemas decorrentes por ser um país emergente, tem feito vários estudos e relatórios, mostrando que mesmo que ainda seja pouco, já existe uma consciência ecológica entre os países sul africanos.

      A África do Sul, por ter assumido uma grande responsabilidade de ser sede da copa do mundo de 2010 vem acelerando algumas melhorias ecológicas no país e prevê diminuir o uso excessivo de energia, procuram fazer uma greve dos trabalhadores do COSATU que é aliada ao governo que além de alertar também irá “forçar” autoridades á diminuir tarifas.
      A Copa do Mundo trará maiores prejuízos ambientais ara a África do Sul. O transporte aéreo é o grande “vilão”, cerca de 85% da contaminação será causada pelo setor, por conta da longa distância da África do sul em relação aos países com maiores concentrações de torcedos (Europa e América), de acordo com dados da ONU são esperados 400 mil torcedores que omitirão 1,6 milhões de toneladas de gás carbônico. A ONU fez um apelo aos torcedores para que compensem economicamente o impacto ambiental provocado por eles, foi também negociado com as seleções para que façam o mesmo.



      Um inovador projeto (Giba Gorge) sul africano de conservação da natureza, que combina proteção e biodiversidade e alivio da pobreza, enfrenta a resistência de ricos proprietários de luxousos imóveis vizinhos. Trata-se de um projeto pioneiro, pois aspira equilibar necessidades sociais, sustentabilidade ambiental e econômica, serão impostos adicionais que serão investidos nestes anos, em troca de tal pagamento adicional, os moradores obterá uma reserva natural conservada, em que poderão caminhar e exercitar-se de maneira segura. O município espera que a criação de oportunidade de empregos sustentáveis também reduza a criminalidade.


Concluímos assim que: a África do Sul tem sido consciente do seu papel e que, mesmo possuindo problemas diversos, têm tomado muitas medidas criando projetos e estudos para a melhoria social, ambiental e econômica no continente.


Integrantes do Grupo:
Tamires Serra (26)
Francielle Lucas (08)
Lucas Magno (15)
Guilherme Luan (10)
Muller Clayton (19)

As fontes são de sites de pesquisa diversos e da revista online que foi devidamente citada no texto.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Processo industrial da África do Sul

  Em 1948 a África do Sul foi submetida ao Apartheid que foi um sistema de segregação racial onde os brancos tinham o poder e os negros eram impedidos de ser “cidadãos”, o país estava então dividido. O que influenciou diretamente no desenvolvimento do país, pois não podia ter indústrias de ‘brancos’ no lugar de negros e vise-versa.

A partir da década de 50 houve um aumento no processo de expansão das multinacionais em vários lugares do mundo. Com isso a produção industrial avançou para muitos países subdesenvolvidos, com a ampliação dos mercados de consumo de bens industrializados, que veio associada à expansão e barateamento da produção, a África do Sul era um mercado promissor.

Esse processo começou com exportações agrícolas (cana de açúcar, milho, trigo, batata entre outros) e fósseis que geraram capital para as indústrias. As riquezas minerais foram indispensáveis para o desenvolvimento industrial, onde se destacam atualmente ouro e diamante. O que atraiu capital de outros países foram os fatores locacionais (disponibilidade de matéria-prima, água e mão de obra barata). Seus principais parceiros comerciais internacionais incluem Alemanha, Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido e Espanha.

Existem quatro áreas mais industrializadas na África do Sul, tais como: Cidade do Cabo (é o centro econômico da província do Cabo Ocidental além de ser centro industrial da região), Port Elizabeth (foi fundada por britânicos e em consequência disso é o quinto maior centro urbano do país), Durban (contém o maior porto de toda a África), Pretória (é um importante centro comercial e um importante centro industrial) Joanesburgo( tem uma das 40 maiores áreas metropolitanas do mundo, e é uma cidade global). Fora destes quatro centros econômicos, o desenvolvimento é marginal e a pobreza ainda é prevalente, apesar dos esforços do governo e de ter o setor industrial amplo isso não evita os problemas sócio-econômicos. Para sediar a Copa do Mundo 2010, a  África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol, ampliou as redes rodoviária e ferroviária, construiu rede de hoteis e restaurantes, o que gerou empregos favorecendo a população e com isso teve um significativo aumento industrial. Durante a copa o país lucrará muito, principalmente na área de turismo o que trás capital entrangeiro melhorando sua economia. E após o mundial a população poderá usufruir melhor de suas obras.






Grupo:    Estefânia Pimenta  Nº : 04
              Franciele de Paula Nº : 06
              Francielle Janaine  Nº:  07
              Taynara de Melo  Nº:  27
Turma : 3º L
Professora: Norma

Bibliografia

Livros:
Toda a história - História Geral e História do Brasil
Autores: José Jobson  De A. Arruda  & Nelson Piletti 
Editora: Ática


África e Brasil africano
Autora: Marina de Mello e Souza
Editora : Ática

Sites:
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia017.asp]
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica
http://www.brasilescola.com/geografia/africa-sul.htm

segunda-feira, 7 de junho de 2010

INSTRUÇÕES

Cada subgrupo (que foi sorteado em sala) deverá publicar aqui, no mínimo, um texto e uma imagem. Para acessar a área de postagem, acesse o endereço www.blogger.com e entre com o nome de usuário e senha que a professora passou em sala. Quando abrir o painel, procure pelo blog correspondente à sua sala e clique no link "Nova Postagem".

A segunda versão do texto, já revisada e corrigida conforme as orientações da professora, deverá ser postada até a segunda-feira, dia 21/06, às 17h. Esta etapa vale mais 5,0 pontos.

Os temas estão todos interligados e os textos devem estar desenvolvidos de tal forma que o conjunto de todos os trabalhos das turmas consiga cobrir completamente a matéria de uma prova a ser dada como a conclusão do projeto. A data está no cronograma.

Para não atrapalhar o andamento do trabalho, cada turma deverá observar se está postando o texto no blog correspondente à sua própria turma. É proibido mexer no blog da outra turma, sob pena de todo mundo perder os pontos do trabalho. Cada grupo é responsável pelo seu post e, assim que ele é publicado, fica gravada a data e hora - dessa forma a professora terá o controle do cumprimento das etapas por parte dos grupos.

Alunos que tiverem mais facilidade para mexer nas ferramentas do Blogger podem ajudar outros alunos.

Os textos devem ser de autoria dos próprios alunos, não podendo ser copiado integralmente de outros sites, nem conter partes copiadas. Lembrem-se, o ctrl+c ctrl+v é facilmente verificado e, o grupo que for constatado que plagiar parte de algum texto perderá os pontos da etapa correspondente. As imagens ilustrativas podem ser copiadas da internet ou escaneadas de livros e revistas.

Não se esqueçam de colocar os nomes dos alunos e as fontes (bibliografia) no final do texto!

Clique AQUI para ver um post de exemplo.