segunda-feira, 21 de junho de 2010

Exportações e Parceiros Comerciais

   A economia da África do Sul é a mais avançada do Continente africano, apesar de ter passado décadas submetida a diversas proibições econômicas o país possui uma grande variedade de minérios, e também uma agricultura bastante desenvolvida e diversificada.
   Além disso, a África do Sul é um país que está em desenvolvimento, destacando-se nos recursos naturais, nos setores financeiros, de comunicação, de energia elétrica e de transportes.
No comércio o país é o participante da nação africana, e é estrategicamente ligado aos mercados mundiais.
   De acordo com pesquisas realizadas nos anos de 2007 e 2008, a África do Sul arrecadou, com a exportação de seus produtos, cerca de 81,47 bilhões de dólares. Os seus principais parceiros na exportação (países que importam produtos da África) são respectivamente: EUA 11,9%; Japão 11,1%; Alemanha 8%; Reino Unido 7,7%; China 6,6% e Holanda 4,5%.


                                        
   Os principais produtos que a África do Sul exporta para outros países são: ouro, diamantes, platina, outros metais, minerais, máquinas e equipamentos.
As principais exportações do país estão ligadas ao setor de mineração, e em uma menor quantidade, no setor agrícola e industrial. O país busca expandir a exportação de produtos com valor já estimulado, com a intenção de contrabalançar os efeitos da seca periódica e o declínio da produção de ouro.
   Atualmente a África do Sul ocupa o 43° lugar no ranking das exportações mundiais. Seu comércio tem se tornado cada vez mais diferenciado e contribui para a metade do PIB.
As indústrias de transformação exportam principalmente, produtos de aço e ferro, papel e celulose, produtos químicos e alimentícios, correspondendo a 35% das exportações.


   Apesar de ser um grande exportador, a África do Sul também enfrenta problemas pela infra-estrutura obsoleta e alto nível de desemprego.
  Com elevados níveis de desemprego entre os países sul-africanos, a xenofobia é prevalente e muitas pessoas nascidas na África do Sul se sentem ressentidas com os imigrantes (Que são vistos como pessoas que privam a população nativa de postos de trabalho), um sentimento que tem perdido credibilidade pelo fato de que muitos empregadores sul-africanos têm empregado os imigrantes de outros países para salários mais baixos do que os de cidadãos sul-africanos, especialmente na construção civil, turismo, agricultura e indústrias de serviços domésticos.


BIBLIOGRAFIA:
www.global21.com.br
www.analisecomercioexterior.com.br

http://www.google.com.br/

GRUPO:Monique Morelli  n°35
Stephanie Antunes n°25
Thamiris Cristina n°31
Roberta Lima n° 24
Thaísa Tadeu n° 30
Virgínia Felipe n° 34

TURMA:3° L

  

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário