segunda-feira, 21 de junho de 2010

'' A MINERAÇÃO NA ÁFRICA DO SUL "

                                                          ''A  MINERAÇÃO "

             
              A África do Sul possui uma abundância de riquezas minerais ,como ouro, platina, diamantes, carvão, antimônio, minérios de ferro, manganês, urânio, entre outros .Sendo assim não e difícil de acreditar que ela seja a maior produtora mundial de ouro e platina.
             O carvão e os metais do grupo platina são produzidos quase que exclusivamente para o mercado exportador. As principais exportações estão ligadas aos setores de mineração,o país tem procurado expandir a exportação de produtos com valor agregado, com o objetivo de contrabalançar os efeitos da seca periódica e o declínio da produção de ouro ,o governo e a indústria tentam colaborar no sentido de serem encontradas vias de exploração de recursos não absorvidos, como as grandes reservas de fluorina.
             Os maiores diamantes do mundo foram encontrados em minas sul-africanas. Uma curiosidade foi o diamante Cullinan e o Golden Jubilee, contendo 3.106,75 quilates quando encontrado. Foi lapidado e foi dividido entre o Great of Africa e o Lesser Star of Africa, ambos integrantes das jóias da Coroa Britânica.
             Durante a época do apartheid, os ''mineiros'' negros, eram forçados a trabalhar em condições perigosas e o pagamento deles era muito mais baixo que dos trabalhadores ''brancos''. O que é um absurdo pois todos os trabalhadores sem distinguir raça(cor) ou condição financeira tem o direito de exercer a mesma função e sendo assim receberem o mesmo valor .
             A mineração teve uma grande influência cultural sobre o povo sul-africano. Eram as danças de galocha que originalmente eram usadas como forma de comunicação entre os ''mineiros'', as danças eram assim, eles davam tapas nas galocha e chocalhavam as correntes nos tornozelos em batidas ritmadas, algumas musicas dançadas nas minas era Shossholoza, que relatavam as longas viagens de trem das migrações de trabalhadores no caminho para as minas.
             Apesar da diversificação da industria mineira e de exploração de pedreiras, a mineração esta enfrentando vários desafios, a produção anual de ouro caiu, o preço decrescente do metal e com o envelhecimento das minas sul-africanas, que vem se tornando antieconômicas ,evidenciando assim as dificuldades da indústria, cuja a reação foi reduzir o numero de postos de trabalho, gerando assim serias repercussões sobre o nível de desemprego no país.
            A África do Sul realmente e um grande país. Sua mineração é de uma diversidade enorme, mineração está que faz com que o país cresça cada dia mais, apesar das desigualdades.

          
Golden Jubilee                   Cullinan



Por,

Gabriela Vieira Amaral                09
Mariana da Silva                         18                  3º L
Thaylise Paloma                          33 

Glossário :

• contrabalançar = equilibrar
• periódica = que aparece na época certa

Bibliografia :

http://paises.hlera.com.br/africa/africa-do-sul/mineracao.htm
http://www.suapesquisa.com/paises/africa_do_sul/
http://noticiasmineracao.mining.com/tag/africa-do-sul/
http://pt.fifa.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário